viernes, 24 de abril de 2009

Movimento Blog Voluntario - Cibernarium

O que tem de comum: espanholes, brasileiros, romenos, magrebíes, angoleses, colombianos, peruanos, mexicanos, chilenos,eslovenos, nigerianos, mulheres, homens, jovens, senhores e senhoras, aposentados, desempregados e trabalhadores, deficientes fisicos e mentais, presidiárias, cidadãos livres e outros nem tanto, gente pobre, bem pobre e com dinheiro?
Difícil saber a resposta?
Todas essas pessoas foram meus alunos. Sou formadora de alfabetização digital em um centro que se chama Cibernarium em Barcelona.
Cibernarium é um multiespaço impulsado pela prefectura de Barcelona dedicado a divulgação e capacitaçao gratuita sobre Internet e novas tecnologías.

Por um lado, Cibernarium imparte formação de nível básico orientada às pessoas que não estão familiarizadas com as nuevas tecnologias, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida pessoal e laboral dessas pessoas.

E por outro lado, organiza sessões, seminários e oficinas de capacitação digital específicos para professionais (desempregados e em ativo), empreendedores e empresas de todos os setores. Presta especial atenção a divulgação tecnológica no mundo educativo e aos coletivos com especiais dificuldades.

Tenho o privelegio de atuar no berço do projeto, mas o sucesso foi tanto que não demorou a se extender entre 9 cidades da Europa e da América Latina. E nosso Brasil está entre elas. Com a missão de desenvolver estratégias locais para fazer frente à exclusão digital estão as seguintes cidades: Barcelona e San Sebastian na Espanha, Bruxelas na Bélgica, Tampere na Finlândia, Maule no Chile, David no Panamá, Quito no Equador e Porto Alegre e São Paulo.

O Cibernarium conta uma sala on-line, onde os cidadãos podem utilizar os computadores e acessar a Internet sem custo nenhum, e a sala de formação, onde são oferecidas mais de 200 vagas por mês, em um curso que aborda temas como introdução a informática, Windows, edição de textos, planilhas eletrônicas, power point, photoshop, creação de blog, HTML e navegação de Internet.

Os contatos de Cibernarium
Em São Paulo são:
Av. São João 473, térreo
Galeria Olido - Térreo
Perto do metrô República - Centro de São Paulo/Capital
Fone: 3223-3694

Em Porto Alegre:
Unidade Usina do Gasômetro
Av. Presidente João Goulart, 551
4º andar
3433-7652

Divulguem, conheçam e participem do Cibernarium!

Colaborem com o Movimento Blog Voluntario

7 comentarios:

Anónimo dijo...

Oi, Quel!! Que bom que você tá nessa!! Deve ser muito bacana e enriquecedor esse seu trabalho. Sorte e sucesso na empreitada, vc merece!!

Bjs,

Raquel dijo...

Oi querida Dani,

Sim é uma experiência muito gratificante. Ainda quero escrever um post sobre a experiencia de ser formadora. Espero até domingo conseguir.

Besitosss

Ricardo e Regina Calmon dijo...

Amei amadérrima Quel,esse projeto em andamento é belo e intenso, estou aos pouco me interando!

bzus!

Viva a Vida!

sueli schiavelli jabur dijo...

que legal, muito boa sorte, bjs

Anónimo dijo...

RAquel

Sucesso pra vc menina brasileira espanhola.

Madalena Barranco dijo...

Raquel, querida,

Que encanto de projeto a favor da Vida e inclusão social. Parabéns!!!

Besitos

Nelson Borges dijo...

Muito legal o projeto.
Que bom te encontrar por aqui!
bjs