domingo, 28 de noviembre de 2010

Itália: amores, filmes e viagens

Ai... ... (suspiros demorados)

Que mulher não gosta, em algum momento, de ver um bom filme romântico. Daqueles que fazem a gente não perder a fé no amor e no príncipe encantado. Naquele que prega que não existe idade para amar e que para viver um amor verdadeiro nunca é tarde. Pois é... tem muitos filmes assim. O último que me fez suspirar foi Cartas a Julieta. Um roteiro óbvio, mas ainda assim vale a pena, pois cumpre a missão de filme romântico de alimentar os sonhos de quem ainda não encontrou um grande amor, ou reforçar os ânimos de quem já vive esse regalo da vida.

O filme não é nenhuma releitura da famosa obra de Shakespeare, mas ele está presente e inspira momentos do filme. Para ver Romeo e Julieta no cinema a versão primorosa e bela de Franco Zeffirelli, 1968 ainda é a melhor recomendação. Para gostos mais modernos há o Romeo + Juliet, conhecido pelo participação de Leonardo Di Caprio, com uma linguagem mais urbana nos cenários, figurinos e trilha sonora, mas que matém o lirismo e romantismo do autor inglês. Ainda no âmbito audiovisual, para quem prefere uma visão alternativa e breve a sugestão é o vídeo clipe Romeo and Juliet, da banda britânica Dire Straits. Ou uma versão mais atual da canção com a interpretação do The Killers.

Voltando ao Cartas a Julieta, o melhor do filme para mim foi rever cenas que vivi na Verona de Julieta. Uma cidadezinha que tive o prazer de conhecer nessas minhas andanças por ai.

Fica a dica de filme romântico para um domingo à tarde ou outro momento de bobeira e a sugestão de viagem. Itália é linda mesmo. É tão obvio falar isso. E não é viagem só para comer, rezar ou amar. Eu fui sozinha e fui feliz. É viagem para aprender, para se perder, para consumir artes, beleza natural e arquitetônica, relaxar, festar, conhecer gente, ou caminhar sozinho. A famosa região da Toscana, já retratada lindamente em outro filme romântico Sob o Sol de Toscana é só um dos lugares imperdíveis para se passear. Claro que o roteiro de viagem precisa ter os lugares básicos e incríveis como Roma, Firenze e Veneza, mas quem for à Itália e gosta de praia, não pode deixar de conhecer a região de Cinque Terre, um charme!

Abaixo umas fotos de Verona e outros cantos da Itália para quem sabe, inspirarem vocês a ver algum filme ou viajar! Para quem acredita ou quer acreditar em amor único e verdadeiro então os filmes são uma boa pedida. Para quem acha que a vida é feita de vários amores, desamores, encontros e desencontros, e principalmente um constante auto-apaixonar-se, a melhor maneira de (se) amar é viajar.

Estátua de Julieta que está em sua na casa em Verona. Diz a lenda, que quem toca o busto direito da estátua terá sorte no amor. Eu transcendi a lenda e não quis só tocar, tive que beijar...

Cadeiras da casa de Julieta

O famoso balcão

Veneza

Cinque Terre - Patrimonio da Humanidade Unesco

Catedral de Milão


Pisa - Região Toscana
Firenze

Roma

Coliseu - Roma

Fotos: Raquel Gomes de Oliveira



7 comentarios:

Ana Guimarães dijo...

Belas palavras, belas fotos! Essa viagem é tudo de bom!
Beijos

Raquel dijo...

Ana, vindo de uma viajante como vc fico, mais agradecida pela visita no ComuniQuel e comentário.

Bjosss

Unknown dijo...

Há de ser observado que além do roteiro cultural, e da viagem pelas fotos e lugares, o busto direito da estátua da Julieta está bastante menor que o outro. São tantas esperanças....
Gostei, como sempre. Besitos.

Raquel dijo...

Hahaha meu amigo Djabal, esse seu comentário do busto. Tadinho do busto direito, gasto que só, de tanto ser alisado, para alimentar esperanças.

Que bom que gostou.

Besitosss

Lau Milesi dijo...

Quel,adorei sua crônica de viagem à "bella" Itália. Estive por lá no ano passado, fiz até um post sobre Veneza. Quel, ainda não conheço Verona, pretendo conhecer.
Transceder, transgredir é muito bom. E ainda mais por uma causa justa , né Quel?

Um beijo, amiga linda.

Raquel dijo...

Lau,

Itália vária vezes ir quantas vezes por possível...hehehehe
É claro, na próxima trip incluir Verona vale a pena.

Besitosss muchosss

Silmara Souza Melo dijo...

Já estou completamenta apaixonada, vou assistir ao filme, vou comer macarrão, tomar vinho, tomar sol e lembrar da minha amiga mais linda e aventureira.
Saudades de você, flor

" A verdadeira viagem da descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas sim em possuir novos olhos"

Beijos