viernes, 12 de agosto de 2011

Os chamados de Salvador

Como bem havia sentido (e escrito no post anterior) voltaria a Salvador. A cidade me chamou de diferentes jeitos e tempos. Em 2003, estava em João Pessoa e sem planejar acabei vindo com uns amigos passar uns dias em Arembepe e Salvador, na época do São João. Além de curtir a festa pude conhecer mais dos encantos naturais que a Bahia tem. A terceira vez foi algo planejada. Morava em Barcelona e vi que no final de 2005, na época que eu viria de férias ao Brasil, haveria um congresso que me interessava apresentar um trabalho.

Artigo aceito no V ELEPICC, cá estava eu confiando na energia que outrora já bem fluía. Deixei para quando aqui chegasse, ver onde ia me hospedar. Desta vez queria ficar na Barra. Neste bairro da cidade encontrei uma pousadinha simples que cabia no meu bolso e era possível as minhas pernas alcançarem Ondina, para o tal congresso.

Adorava essa caminhada pela orla e após uma semana calorosa sentia que minha ligação com essa terra estava estranhamente estabelecida. A vista do farol da Barra me parecia uma mirada tão familiar, como algo que sempre fez parte do meu campo de visão. Sensação que trazia o vago pensamento: quem sabe um dia eu ainda more nesta cidade... quem sabe um dia eu já morei nesta cidade...

Fato curioso foi em setembro de 2005, quando fiz uma viagem ao Tibet com meu irmão e um amigo. Quando chegamos no acampamento base do Everest fizemos um vídeo para registrar o momento de celebração, e eu realmente não sei porquê, de repente, pega de surpresa, me apresentei como uma baianinha! Para confirmar o insólito desta historia segue o link do vídeo, para ver só este momento recomendo ver o vídeo a partir do minuto, 7:20. http://www.youtube.com/user/chicabacana#p/u/7/gp0t_X8OyCg

Os anos passaram e Salvador não fazia parte de meus pensamentos, até que em dezembro de 2009, após defender minha tese de doutorado na Espanha, estava pesquisando em qual universidade federal brasileira seria melhor eu fazer a validação do meu diploma. Os lugares que pareciam apresentar processos menos burocráticos e custosos, eram Rio de Janeiro e Salvador. Eu estava prestes a me decidir pela UFRJ, pois tenho amigos no Rio os quais com uma procuração poderiam me ajudar a distância. Como não tinha ninguém em Salvador, lembro que pensei, “bem que poderia surgir um trabalho em Salvador para que eu possa fazer o processo de validação do diploma enquanto resido um tempo na cidade. Depois de 7 anos na Europa já é hora de voltar a viver no Brasil”.

Não sei se existe diferença entre pensamentos que chegam e passam livremente pela mente, sem darmos conta de onde veio e para onde vai, com desejos tão genuínos que nascem de um querer bem mais sensorial que racional. Só sei que logo depois vi a chamada para o edital de pesquisadores de pós-doutorado para se trabalhar na Universidade Federal da Bahia. Estava ai a oportunidade de realização do meu pensamento/desejo, para reforçar aquele velho ditado “cuidado com o que você deseja, porque pode se tornar realidade”. E assim, em janeiro de 2011 eu já era pesquisadora do Centro de Estudos Avançados de Democracia Digital da Universidade Federal da Bahia, sem entender o que isso significava.

2 comentarios:

Ana Guimarães dijo...

Parabéns, Quel!
Beijos

Raquel dijo...

Parabéns? De qualquer forma obrigada Ana querida, pela visita. bjsss