miércoles, 30 de diciembre de 2009

Carta para mim


Querida Quel,


Pois não me surpreende nada saber que você está doente. Gripe no inverno é bem você. Todo mundo que te conhece sabe que seu corpo não foi projetado para baixas temperaturas e se for acompanho de dias chuvosos, então piorou. E eu sei de um detalhe extra para você se sentir assim, borocoxo: sua família esta reunida no Brasil, num momento inédito. Primeiro fim de ano de seus pais e sua irmã, junto ao seu irmão, sua cunhada e sua sobrinha chinesa. Sei, sei... que não são só eles, tem sua afilhada, tem amigos, tem sua vó, suas tias, seus primos... Fica tranqüila que ano que vem você estará com eles.
Mas também tem outra coisa, esse mal estar que você está sentido, é a última queixa do seu corpo e da sua mente a este 2009, que foi tão difícil. Pode ter certeza que virando o ano, se o dia amanhecer ensolarado (detalhe bem importante), você vai ser estar novinha em folha, com corpo, mente e alma renovados. Afinal isso é o que todos desejamos para um ano que se inicia. Eu desejo isso e muito mais a você!
Você está vivendo um momento delicado de sua vida, tendo que se acostumar com a idéia que terá que deixar muitas coisas para trás, afinal são mais de 6 anos em Barcelona. Sei que é difícil até de alguém entender como pode ser prazeroso e sofrido deixar Barcelona. Prazeroso, porque você volta para o SEU país, para uma boa oportunidade na sua carreira profissional e para mais perto da família e dos amigos queridos, deixará de se sentir como uma emigrante sem oportunidade, numa Espanha em crise. A vida de "subemprego" já é coisa do passado.
Sei também, que apesar de todas as dificuldades que passou, você ama essa cidade!!! Nela descobriu tantas coisas, viveu tantas experiências distintas, conheceu tanta gente bacana do mundo inteiro, ampliou sua cultura, amadureceu, endureceu, amoleu... cresceu e se multiplicou.
E o conflito não é só deixar para trás e começar vida nova. É não saber onde essa nova vida será. Que será dentro de você, isso é certo!
Mas em que estado? Em que cidade? Quem será seus novos amigos? Conseguirá manter com o mesmo calor as amizades distantes? Estará sozinha ou acompanhada? Como será sua nova casa? E que trabalho realmente terás?
São perguntas que você ainda não tem como saber. E claro, qualquer um pode entender que é muito angustiante.
Enquanto isso, eu te conheço, você segue em frente... por um lado arrematando o fechamento do ciclo, pois ainda está em Barcelona e cada dia resolvendo um probleminha novo (como pode ser tão burocrático e lento a legalização de alguns documentos?), ou aposto que você usa seu tempo escolhendo o que quer levar para sua nova vida e o que deve abrir mão. Desapego nunca foi seu forte, mas tente ver como uma ótima oportunidade para trabalhar uma lição importante a ser aprendida. Dizem que só quando nos desfazemos das coisas que não usamos, criamos espaços para surgirem as coisas que tem importância.
Entretanto, eu também sei que tem um lado seu que está planejando o futuro, que vai abrindo caminhos, para que diversas possibilidades se manifestem e por fim, você saiba onde te destina viver em 2010 e que vida terá.
Como sua mãe sempre diz , as coisas para você nunca são fáceis, nunca vem de “mão beijada”, por falar nisso de onde surgiu essa expressão? Vou perguntar para ela qualquer dia desses. Por isso, não esquece que você é uma batalhadora, uma guerreira, e 2009 você pode terminar muita satisfeita e contente, pois você saiu vencedora.
E sinceramente, acho que não será diferente em 2010. É acreditar e agir. Estar atenta e serena. Ser feliz e ser tudo que você sempre quis.

Ah! Reparei que você mudou o banner do ComuniQuel, ficou a sua “cara”. Ou melhor, com a sua cara, com seu umbigo, com Magritte, com Dali e outras miscelânias mais. Chicabacana, é bom que o ComuniQuel já anuncie mudanças, porque a Quel muitas mudanças mais terá para postar aqui durante todo 2010.

Besitossss

Quel

Obs1: A Silmara do blog “A menina da flauta” escreveu uma ótima carta para ela mesma. Gostei da idéia e estou fazendo o mesmo. E iria adorar ler mais cartas destinadas ao próprio remetente, nos blogs dos amigos.


Feliz 2010 a todos que passarem por aqui!!!!!

13 comentarios:

Laís D'Ponte dijo...

Madrinhaaaaaa!!
Você sabe que eu AMOO escrever cartas! hauhauhauaa e gosto mais ainda de escrever a próprio punho e enviar! Adoro fazer coisas à moda antiga, às vezes. hauahuhauaa
Ontem mesmo algo me encheu de alegria: o correio me entregou uma caixa vinda diretamente de Brasília. Dentro dela, havia um presente e uma carta liiiiiiiinda de uma amiga virtual.
Não há emoção maior quando sentimos que algo foi escrito com o amor da amizade.

Sim, madrinha, estou menos nostálgica. Aceitando algumas coisas com mais tranquilidade, ficando mais alegre. Pensando em coisas boas para o próximo ano!

Esse ano deve ter sido tão difícil para você. Mas, acredite, tudo vai dar certo. Essa tua angústica de agora pelo "por vir" uma hora se acalmará e você saberá exatamente onde seu caminho deverá ir.
Torço por ti SEMPRE!!!!!!!!
Sinto saudades ABSUUUURDASS!!!

Um Feliz 2010!!!!!!!!!
E, de alguma forma, estaremos juntas sempre.

Um abração!!

Em breve, posto minha cartinha no blog! ^^

PS: AMEEEEEEEEI a nova cara do Comuniquel! LINDOOOOOOO!!!!!!!!!!

Ricardo Calmon dijo...

Quelllllllllllllllllll!amadérrima minina miga nossaaaaaaaaaaaaa,maz ki sôdade sô!paixão nossa,um dourado ano para vc,que ternura toda tua continue amalgamando vidas nossas!

bzuzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Viva La Vida!

Nelson Borges dijo...

Que legal Quel!
Adorei a ideia, talvez faça uma também, e se vier para a cidade maravilhosa será um prazer ter-te entre os nossos.
beijos

Raquel dijo...

Pois eu sei bem Lala que vc adora escrever cartas, e gosto muito das várias cartas que vc já escreveu sobre diferentes temas, e a distintas pessoas. Agora quero ler uma que vc escreve a vc, hein!

Ah! Que bom que gostou no visual novo do ComuniQuel!

E Pode ter certeza que sempre estaremos juntas!!!

Feliz 2010 para nós!

Raquel dijo...

Obrigada Calmonzito!!!! Pode deixar que ñ importa onde ou morar, continuarei assim "uma ternirinha"...ahuahauaha

Viva la vida. Feliz 2010!!!!

Raquel dijo...

Nelson,

Ñ pense duas vezes, vou adorar ler uma carta sua a vc!!!!
E obrigada, se acabar parando no Rio, entro em contato para marcar um samba e uma cerveja.

Besitosss

menina da flauta dijo...

Querida amiga Raquel, amei a sua carta, tão doce e tão forte ao mesmo tempo.
Estou com muitas saudades e de braços abertos pra receber você, com mesa cheia de delícias: chás, tortas, rocamboles e amor.
Beijos ensolarados.

Olha que lindo: " Notei que rocamboles e amores são a mesma coisa. Ambos necessitam de doses iguais de atenção e doçura. Além de uma certa parcimônia no uso do fogo alto."

Do livro " Papel manteiga para embrulhar segredos" da Cristiane Lisbôa.

Paulo-Roberto Andel dijo...

you
are
the
top

Lau Milesi dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.
Lau Milesi dijo...

Quel, desculpe, troquei os posts. Fiquei triste de não ter lido sua cartinha antes. Quando for assim pode me procurar.Posso avaliar o que você sente, pois tenho minha filha morando fora e sei que é uma barra.
Tenho certeza que já passou esse período triste.Você é iluminada, pense sempre nisso.

Fique bem.
Um beijinho

Raquel dijo...

Sil, que bom que gostou da minha carta! Eu tbém estou com saudades e de abraços, beijos, risadas, história e se tiver mesa cheia entao, quero mais é ir te encntrar correndo. Espero que em 2010!
Besitossss

Raquel dijo...

Paulinho, valeu pela vista e pelo "top".
Besitosss

Raquel dijo...

Lau, Obrigada pelo "iluminada"! Estou vivendo um processo dificil e delicado. Mas certamente resultará em muita coisa positiva. E é bom saber que posso contar contigo.

Besitosss